Conheça os diferentes tipos de Borrachas Sintéticas.

Conheça os diferentes tipos de Borrachas Sintéticas.

Fabricadas a partir da mistura da matéria-prima base (borracha natural) com aditivos químicos, as Borrachas Sintéticas são polímeros feitos por monômeros, muito elásticos, resistentes e mais baratos que borracha natural.

Conheça os diferentes tipos de Borracha Sintética.

SBR – Elastômero de Estireno-Butadieno

O SBR também é considerado uma borracha de uso geral e a mais consumida no mundo. É utilizada na fabricação das bandas de rodagem de pneus de carros médios e pequenos, adesivos, solados e demais artefatos técnicos.

Quase todos os produtos podem ser fabricados total ou parcialmente com SBR em substituição ou em combinação com a borracha natural e outros elastômeros.

BR –  Elastômero de Polibutadieno

Tem alta resistência à abrasão, boa flexibilidade a baixas temperaturas, alta resiliência, baixo desenvolvimento de calor e alta resistência ao fendilhamento por flexão. Também é utilizado na fabricação de batentes, buchas e artefatos técnicos, mangueiras, correias, entre outros.

Assim como SBR, também é considerado um polímero de uso geral.

EPDM – Etileno-Propileno-Dieno

Esse tipo de borracha sintética tem como principal propriedade a resistência à degradação pelo calor, luz, oxigênio e ozônio. Possui baixa deformação permanente à compressão, boa flexibilidade a baixas temperaturas, boa resistência química a ácidos e bases diluídos e solventes, rápido ciclo de mistura e alta impermeabilidade à água.

É aplicado em peças de automóveis, como molduras de vedação de janelas e portas de veículos, batentes, frisos e palhetas de limpador de pára-brisas.

NBR – Borracha Nitrílica

É uma borracha resistente às derivações do petróleo. Logo, é o tipo de borracha utilizada na fabricação de peças e componentes das indústrias automobilística, gráfica, de petróleo e petroquímica, que tenham contato com óleos e solventes, como mangueiras, retentores, juntas, anéis de vedação, vasos e tanques industriais.

SBCs – Copolímero em Bloco de Estireno

Esse tipo de borracha apresenta dois tipos de estrutura molecular: rígida de poliestireno e macia. Por reunir as propriedades da borracha e a processabilidade do plástico, essa borracha é utilizada em adesivos, solados dos calçados, asfalto, pavimentação, impermeabilização e para melhorar a flexibilidade e a resistência ao impacto.

TPE – Borracha Termoplástica

Assim como as SBCs, também apresenta as características do plástico e da borracha e podem ser processados por injeção ou extrusão. São materiais flexíveis, agradáveis ao toque, de grande resistência e elásticos.

Por ser macio e agradável é muito utilizado em manoplas de bicicletas e motocicletas, cabos de pentes, escovas de dentes, embalagens especiais, entre outros.

Borrachas Especiais

São borrachas desenvolvidas especificamente para um aplicação especial, com capacidade de resistir condições extremas de temperatura, materiais médico-cirúrgicos, isolamentos, entre outros.

Aqui na IBC Borrachas a mais utilizadas são as do tipo SBR e BR. Se você quiser saber um pouco mais sobre nosso processo, entre em contato conosco.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *